Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cap 9 - Nordeste

*Cultura
*Artesanato
*Cangaceiros (bandidos)
*Literatura de cordel


Mapa das Sub regiões Nordestinas:




















Zona da Mata: é uma sub-região litoral da Região Nordeste do Brasil que se estende do Estado do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, formada por uma estreita faixa de terra (cerca de 200 quilômetros de largura) situada no litoral.
Sua área concentra seis das nove capitais da região (respectivamente Natal, João Pessoa,Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste.


Sertão: Estende-se por grande parte da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas. Além disso, atinge a Mesorregião Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais.
Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semi-árido, que apresenta temperaturas elevadas (entre 24 °C e 28 °C) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.


Agreste: designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A área ocupada pelo Agreste situa-se numa estreita faixa, paralela à costa. Possui como características principais solos profundos, com relevo extremamente variável, associados a solos rasos, solos relativamente férteis.
É uma área sujeita a secas, cuja precipitação pluviométrica varia entre 300 e 1200 mm/ano, oscilando predominantemente entre 700 e 800 mm/ano.


Meio Norte:  É uma das sub-regiões do Nordeste do Brasil. É a zona geográfica mais ocidental do Nordeste e engloba todo o estado do Maranhão e o oeste do estado do Piauí.
O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino, também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região. No litoral chove cerca de 2.000 mm anuais, indo mais para o leste e/ou para o interior esse número cai para 1.500 mm anuais, e no sul do Piauí, uma região mais parecida com o sertão, chove 700 mm por ano em média.


Atenção: em caso de erros ortográficos a escrita do Blog é de total resposabilidade do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário